Maria Clot: A Voz da Ciência na Luta Contra a Trombose
Uma personagem carismática que transforma sua experiência pessoal em missão educativa, levando informação confiável sobre trombose para escolas, redes sociais e a população em geral..
Maria Clot
Como parte das iniciativas educacionais do CDT, que visa espalhar informações confiáveis sobre a trombose, surgiu a mascote do centro, chamada Maria Clot.
Maria Clot é uma personagem fictícia, interpretada por uma atriz. Ela é uma repórter que trabalha no CDT com divulgação científica, promovendo ações em escolas e nas redes sociais.
Seu nome é Maria Clara, e ela é filha de mãe médica e pai professor. Na adolescência, teve trombose por conta do uso de anticoncepcionais e, por isso, se interessa pela temática.
Seu apelido "Clot" foi cunhado por sua mãe antes mesmo de Maria Clara vivenciar a doença. Como "clot" é o termo em inglês para "coágulo", sua mãe a chamava assim porque ela é uma pessoa bastante comunicativa e agregadora, sempre unindo todos ao seu redor. Depois que ela teve trombose, o apelido "pegou", e ela passou a aderir a ele para fazer a divulgação científica sobre a doença.
Além de fazer ações em escolas e nas ruas, levando conhecimento para toda a população, Maria Clot também tem programas na EducaTV, emissora educacional da prefeitura de Campinas, e participação ativa nas redes sociais.
Gostou? Segue a Clot!
[Links para as redes e programa]